O descarte irregular de lixo e entulho atinge diversos pontos da cidade. Material de construção civil, móveis e até animais mortos reforçam a sujeira espalhada em vias públicas, terrenos baldios e Áreas de Preservação Permanente (APP). Mesmo oferecendo locais próprios para o recebimento destes inservíveis, foge do controle da prefeitura a manutenção e limpeza das áreas atingidas. Por outro lado, moradores afetados pelo problema gerado por munícipes de outras localidades, que saem de seus bairros e se dirigem a outros para descartar o lixo, estão atentos à situação.
Na Rua 3 com Avenida 13, Jardim Novo Wenzel, uma APP sofre com os danos ambientais. Buscando uma alternativa, populares instalaram um placa no local com os seguintes dizeres: “Proibido jogar lixo nesta rua. Você será multado”. O aviso traz, ainda, a informação de que há uma câmera vigiando os infratores, mas que não procede. Acima disso, tal desrespeito configura crime ambiental. Para a moradora Daiane Soares, a falta de respeito e conscientização das pessoas compromete todo o espaço. “Tem gente que sai da sua casa para despejar lixo nessa rua. Ninguém respeita ninguém. A placa é uma forma de alerta na tentativa de coibir a prática”, explica.
Nesse caso, o correto é utilizar os serviços públicos de limpeza. Três ecopontos estão em funcionamento nas regiões do Cervezão (Rua 6 com Avenida M2), Jardim São Paulo (Rua 1A), Jardim São Miguel (anel viário próximo à avenida 62A). Nos ecopontos pode ser levado praticamente todo tipo de descarte, incluindo materiais recicláveis, móveis velhos, aparelhos eletrônicos inservíveis, lâmpadas, pilhas, óleo de cozinha, restos de poda, entre outros. O funcionando é de das 6 às 22 horas, de segunda a sábado. Nos feriados o funcionamento é de 8 às 17 horas. Outros três – Jardim Figueira, Inocoop e Palmeiras – devem entrar em funcionamento no segundo semestre.
A prefeitura realiza, ainda, a Operação Cata Bagulho, que percorre todos os bairros do município para recolher materiais, móveis e itens inservíveis em geral. Para utilizar o serviço, basta conferir no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br) o dia em que o caminhão do Cata Bagulho passa no bairro e deixar o material a ser recolhido na calçada, sempre respeitando o dia certo da coleta.