Notícias

Mata Atlântica – Bioma ameaçado de extinção.

em Despolição.

plante

Amigo da Floresta
O programa Amigo da Floresta tem por objetivo promover restauros florestais de mata nativa, aliados à educação ambiental, capacitação de comunidades rurais e pesquisas científicas.

Educação Ambiental
Parte da verba captada pelo programa Amigo da Floresta é destinada para programas educativos e informativos

Em parceria com o projeto Amigos do Ribeirão Feijão, a Iniciativa Verde desenvolve atividades destinadas a alunos e professores do município de São Carlos (SP) e região, contemplando temas relacionados à mata ciliar, reciclagem, compostagem, mudanças climáticas e o papel da floresta como prestadora de serviços ambientais.
Atividades pontuais, como plantios simbólicos em comunidades carentes, são bastante efetivas do ponto de vista educativo e também fazem parte do leque de ações do Amigo da Floresta.

Capacitação de Comunidades Rurais
Os projetos de restauro florestal da Iniciativa Verde buscam sempre envolver a população local, que atua como executora do projeto, de maneira a garantir que a comunidade gere vínculos com a nova floresta

Embora a atividade de plantar árvores apresente muitos pontos em comum com a as práticas agrícolas (preparo do solo, adubação e manutenção), existem algumas particularidades a serem observadas para que uma floresta saudável seja plantada. Assim, as comunidades que implementam os restauros florestais devem ser capacitadas durante o projeto. O conteúdo teórico e prático de como uma floresta deve ser plantada é transmitido durante o plantio e a manutenção.

Pesquisas
Um dos objetivos do programa Amigo da Floresta é a produção e divulgação de conhecimento na interface floresta / emissão de carbono.

As pesquisas são conduzidas de forma a identificar o potencial de absorção de CO2 dos biomas brasileiros, aprimorar metodologias de restauro florestal e quantificar os benefícios diretos e indiretos do restauro florestal

Clique aqui e confira os projetos já realizados pela Iniciativa Verde.

Plante árvores clicando no botão abaixo:

                      Clique aqui e plante arvores